terça-feira, 26 de abril de 2011


Alguns dinossauros gostavam da vida noturna, apontam ossos oculares

Pequenos dinossauros carnívoros conseguiam enxergar à noite

The New York Times
"Corredor da madrugada": pequeno dinossauro viveu há 230 milhões de anos
"Corredor da madrugada": pequeno dinossauro viveu há 230 milhões de anos (Todd Marshall/AFP)
Em geral, os paleontólogos acreditavam que os dinossauros só ficavam ativos durante o dia, preservando energia à noite. Mas uma análise da estrutura de olhos de dinossauros mostra que pelo menos alguns deles eram capazes de enxergar no escuro. O estudo foi publicado na revista Science.
Os cientistas examinaram as estruturas oculares de 33 espécies de dinossauros que viveram entre 230 milhões e 65 milhões de anos atrás. Nove das espécies, todos pequenos carnívoros, tinham olhos com as características dos atuais animais noturnos. Todos os herbívoros, por sua vez, eram diurnos. 
Em animais de vida noturna, hoje, o diâmetro interno do anel escleral (osso que fica dentro do branco dos olhos de dinossauros, aves e lagartos) é extenso em relação a seu diâmetro externo e ao alcance focal do olho (a distância do cristalino à retina). Em animais ativos durante o dia, o padrão é invertido. O anel escleral tem um diâmetro menor em relação ao seu diâmetro interno e ao alcance focal.
O autor principal, Lars Schmitz, pesquisador com pós-doutorado na Universidade da Califórnia, disse que o padrão continua existindo hoje em dia em mamíferos. “Os grandes mamíferos comedores de plantas são ativos dia e noite. Os predadores mamíferos, como os grandes felinos, são na maioria noturnos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário