terça-feira, 26 de abril de 2011

Primo do tiranossauro rex é descoberto na China

  Dino
Desenho artístico de um Zhuchengtyrannus magnus, cortesia de Robert Nicholls.
Terça, 5 de abril de 2011
Paleontólogos acabam de anunciar a descoberta do Zhuchengtyrannus magnus, que não só era um dos maiores dinossauros do mundo, mas também um primo do tiranossauro rex.
Seu tamanho estimado:
Comprimento - 11 metros
Altura - 4 metros
Peso - Aproximadamente seis toneladas
Este “tirano” descoberto na China foi descrito no último número da revistaCretaceous Research. Seus restos consistem em ossos fossilizados do crânio e da mandíbula. Quando era vivo, tal como mostra o desenho, tinha a boca repleta de dentes afiados, perfeitos para morder suas vítimas.
O Zhuchengtyrannus magnus passa a integrar, com o tiranossauro rex e o tarbossauro, um grupo especializado de carnívoros enormes, conhecidos como tiranossaurídeos. Eles viveram na América do Norte e no leste da Ásia no final do Período Cretáceo, entre 65 e 99 milhões de anos atrás. 
Além de sua predileção por carne, os tiranossaurídeos se caracterizavam por ter braços pequenos, mãos de dois dedos e mandíbulas enormes, capazes de triturar ossos com apenas uma mordida. Provavelmente, eram não só predadores como carniceiros. 
David Hone, autor principal do artigo, afirmou em um comunicado à imprensa, que “os Zhuchengtyrannus diferenciam-se dos demais tiranossaurídeos por uma combinação de características únicas no crânio, identificadas em outros terópodes”.
“Com apenas alguns ossos do crânio e da mandíbula, é muito difícil determinar com precisão o tamanho deste animal. Mas os ossos que temos são apenas alguns centímetros menores que os do tiranossauro rex, uma espécie maior. Por isso, não há dúvida alguma de que oZhuchengtyrannus era um enorme tiranossaurídeo”, asseverou Hone, pesquisador da Escola de Biologia e Ciências Ambientais da University College de Dublin.
“Nós o chamamos de Zhuchengtyrannus magnus – que significa ‘tirano de Zhucheng’ – porque seus ossos foram encontrados na cidade de Zhucheng, na província oriental de Shandong", continuou.
Se você acompanha de perto as pesquisas sobre dinossauros, o nome de um colega de Hone envolvido no projeto pode soar familiar: Xu Xing, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Beijing. Além de batizar este dinossauro, Xu nomeou aproximadamente mais 30 dinossauros, tornando-se o líder mundial na descrição de novas espécies de dinossauros.  O Discovery Notícias teve o prazer de trabalhar com Xu em várias ocasiões.
Ele já teve sorte com dinossauros em diversos sítios de escavação, entre eles, a pedreira na província de Shandong, no leste China, onde encontrou os restos do próprio Zhuchengtyrannus e também de diversosdinossauros com bicos de pato.
China abriga um número impressionante de dinossauros, razão pela qual é o cenário de numerosas descobertas (além das realizadas pelos prestigiados paleontólogos Xu e Hone). Isso se deve a certas características geológicas, que facilitam os achados. Neste caso específico, os ossos de dinossauro descansavam junto a restos deanimais pré-históricos em uma grande planície, onde permaneceram por milhões de an

Nenhum comentário:

Postar um comentário